Avaliação FIB14

Boa tarde pessoal @nivel_de_confianca_1, espero que todos estejam bem e descansados da maratona que foi o FIB14 :slight_smile:

Trago aqui uma questão para conversarmos, sobre os formatos das atividades realizadas nesta última edição do FIB. A programação foi organizada em 27 workshops, 3 sessões principais, e, como uma novidade, neste ano, após o encerramento dos workshops realizamos algumas sessões extras com atividades de iniciativas do CGI.br/NIC.br.

Vocês sentiram falta de algum outro tipo de atividade, ou teriam alguma sugestão? Fiquem à vontade para dar sugestões sobre a estrutura das atividades do FIB, toda contribuição será muito bem-vinda!

Como um processo de reflexão um pouco maior sobre esta e outras questão, convido todas e todos para lerem a versão final do Relatório Oficina Desafios FIB.

1 curtida

Ficaram faltando eventos ou painéis de Governança da Internet per se. Sempre aparecem muitos painéis temáticos, nesse ano principalmente sobre IA, mas na maioria dos anos saímos tendo explorado muito pouco sobre GI e seus processos.

5 curtidas

Oi Mark, agradeço pela sua contribuição. É verdade, o FIB acaba tendo uma tendência de ter debates relacionados a um (ou mais) temas específicos.

No período pré pandemia lembro de uma tendência de ter muitos debates sobre privacidade e proteção de dados pessoais (acredito que muito por conta da LGPD); agora, acho que está tendo um movimento de ter debates sobre as diversas faces e impactos da IA.

Sua sugestão de retomar discussões sobre a Governança da Internet em si é muito interessante. Podemos pensar em algo neste sentido para edições futuras :slight_smile:

Bia, obrigado por trazer essa provocação. Como trouxe na oficina de desafio do FIB, sinto que seria importante construir um momento estruturado para conhecer pessoas.

Talvez algo como Tablets Speed Dating, sabe?

A impressão que eu tenho é que o valor do FIB está nas relações interpessoais e nós precisamos construir estruturas que valorizem e estimulem esses momentos. Adoraria contribuir nesta construção.

2 curtidas

Olá, boa noite. Obrigado pelo tópico! Infelizmente, mais uma vez, uma quase ausência de propostas aprovadas voltadas para as realidades de comunidades rurais, que muitas vezes são distintas dos desafios das áreas urbanas…
Lamentavelmente esse recorte permanece com pouca visibilidade.

Olá Anderson, agradecemos pela reflexão. Realmente, nesta última edição do FIB e nas anteriores tivemos poucas propostas voltadas para temas que tocam as comunidades rurais, essa variação acontece em razão das propostas submetidas em atendimento às Chamadas.

Acreditamos que podemos divulgar o FIB e a chamada de submissão para grupos que têm atuação ou pesquisam nessa área. Você pode nos ajudar nisso?

Agradeço pelo retorno. Acompanho a área desde 2015 e venho tentando inserir mais jovens de comunidades rurais do Nordeste. Entretanto, acredito que é importante ter uma política de ações afirmativas nesse sentido. Infelizmente, ainda que tenham muito potencial, tem se tornado bastante difícil obter êxito na última etapa da seleção de propostas por uma série de fatores mais complexos. Estou à disposição, podem contar comigo.